04/10/2010

A História Pré-Natal de Maria Teresa Vieira (por Carlos Drummont de Andrade)


Naquela Região que fica entre nuvens e sonhos, uma garota, entre milhares de outras, estava para nascer. A um lampejo de Deus, criou alento e alma. O criador fixou-a bem nos olhos e disse-lhe:

- Vai filha, fazer a experiência terrestre. Previno-te que enfrentarás duras provações, mas que sairá vitoriosa de todas.

A menina, muito lampeira, respondeu-lhe:

- Eu topo. Mas posso escolher um destino só meu, do meu gosto mais profundo, a ser cumprido, apesar das dores que o senhor me anunciou?

- Podes. Dou-te plena liberdade de escolhê-lo.

- Então serei artista pintora, com toda garra e paixão.

- Combinado. Desde já determino que a arte será a luz e o guia de tua vida, no meio de todas as batalhas.

- Obrigada, Senhor. Assim serei feliz, e nada destruirá minha forma de felicidade.

- Vai com Deus, isto é, vai comigo.

A menina fez a mesura para retirar-se, mas voltou, interrogativa, à presença divina:

- Um detalhe, senhor. Depois de me realizar como artista quero viajar por terras do mundo, levando comigo a minha arte como se levasse um filho pequenino no colo, com todo o amor.

Deus abanou a cabeça:

- Olha, Maria Teresa, um último e tolo empecilho não te permitirá satisfazer este desejo. Mas que importância tem isso? Toda a tua vida será uma viagem contínua e luminosa no interior de ti mesma, através das paisagens, das cores, dos entusiasmos, das dedicações, das ternuras e tesouros do teu coração inumerável. E esta será a mais linda viagem.                 

Carlos Drummont de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário